Em 2019, a economia brasileira mais uma vez não poupou de desafios e surpresas os profissionais envolvidos na missão de antecipar os rumos dela
29 de outubro de 2020
O Brasil deu um grande passo institucional em 2019 com a reforma da Previdência, mas a incerteza fiscal até a aprovação foi um componente a mais na difícil equação da economia brasileira no ano passado, que mais uma vez não poupou de desafios e surpresas os profissionais envolvidos na importante missão de antecipar seus rumos.
A instituição que obteve melhor resultado nessa tarefa foi a Santander Brasil Asset Management, a grande vencedora da 14ª edição do Prêmio Broadcast Projeções. A gestora do banco espanhol conquistou o primeiro lugar nas duas categorias da premiação: Top 10 Geral e Top 10 Básico.
Para vencer esse desafio, foi preciso empenho e atenção às surpresas de 2019, que já começaram em janeiro
A primeira categoria premia as 10 instituições que mais acertaram projeções para a inflação, medida pelo IPCA e pelo IGP-M, para a taxa Selic e para o câmbio, assim como para o Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial, e relação entre dívida pública e PIB. Já a segunda considera estimativas para a inflação, juros básicos e dólar.
Para vencer esse desafio, foi preciso empenho e atenção às surpresas de 2019, que já começaram em janeiro. A nova tragédia em uma mina operada pela Vale, dessa vez em Brumadinho (MG), traçou o destino da indústria extrativa ao longo do ano. E, para finalizar, a demanda recorde por carnes pela China foi um choque que tirou um pouco dos trilhos a inflação oficial (4,31%), que superou marginalmente o centro da meta (4,25%).
Nesse ínterim, o Produto Interno Bruto (PIB) decepcionou pelo terceiro ano consecutivo (1,1%), mesmo com a reiterada estratégia de liberação do FGTS e novas mínimas históricas da taxa Selic, que, motivada pelo crescimento baixo e amparada pela aprovação da reforma da Previdência, terminou 2019 em 4,5%.
O cenário externo não foi menos complicado. A guerra entre as duas maiores potências do mundo, EUA e China, não deu trégua, assim como a recessão na Argentina. Na Europa, as discussões sobre o Brexit continuaram acaloradas. Ainda houve a eclosão de tensões políticas e sociais nos vizinhos latino-americanos.
Com todas essas variáveis, cravar os números da economia brasileira e ganhar o Prêmio Broadcast Projeções é um reconhecimento importante do trabalho da Santander Asset Management, afirma o economista-chefe, Eduardo Jarra.
“Há um esforço nosso todo dia de encontrar o melhor cenário para o nosso time de investimentos e para nossos clientes. É um reconhecimento importante em meio a um mercado de analistas altamente competitivo e competente no Brasil, para nós como equipe e para asset, que mostra a nossa qualidade de gestão dos recursos para nossos clientes.”