A pandemia de covid-19 forçou uma adaptação e uma revisão de estratégias por parte de todo o mercado financeiro em 2020. E não foi diferente com a Guide Investimentos, corretora vencedora da 22ª edição do Prêmio Broadcast Analistas, referente ao ano de 2019.

“Quando fechamos nosso cenário-base para 2020 no ano passado, tínhamos a expectativa de 140 mil pontos para o Ibovespa. Mas fomos pegos pela pandemia”, lembra o head de produtos da Guide, Luis Gustavo Pereira. “Alguns triggers se mantiveram, mas agora a nova previsão é de 104 mil pontos”, afirma o profissional.

A carteira recomendada pela Guide no ano passado rendeu um retorno de 60,5%, quase o dobro da alta do Ibovespa, de 31,5%. A corretora manteve Banco do Brasil na carteira deste ano e continua apostando nas empresas exportadoras, mas desta vez com Suzano no lugar de Vale.

A carteira recomendada pela Guide no ano passado rendeu um retorno de 60,5%, quase o dobro da alta do Ibovespa, de 31,5%.

Outra que continua no portfólio é B3. Além da recente onda de novas ofertas de ações, Pereira destaca a forte tecnologia da empresa, que a ajudou a manter os negócios em pleno funcionamento mesmo durante o período de maior reclusão da população. “Todo mundo tem a B3 no celular”, exemplifica.

Em 2019, também estiveram na carteira da Guide EcoRodovias, Even, GPA e B2W. Em uma sensibilidade ao cenário político e de privatização, a Guide apostou em Petrobrás.
Entre os analistas vencedores, as carteiras de 2019 tiveram composição um pouco diferente, compostas principalmente pelos setores de transporte e construção civil, dois segmentos muito afetados pela crise provocada pela pandemia.

Os dois primeiros colocados são analistas do Banco do Brasil Investimentos (BB-BI). Renato Hallgren, com retorno de 97,79%, tinha em sua lista empresas como Gol, Azul e Embraer, que estão entre as que mais sofreram com a queda brusca da demanda por causa das restrições de circulação e fechamento de fronteiras.

Hallgren acredita que a recuperação para as companhias aéreas e a fabricante de aeronaves não deve ser tão rápida. “Mas acredito que em 2021 teremos um cenário mais resolvido em relação à covid-19, com alguma vacina. E aí a retomada vai acontecer, com Gol e Azul captando a demanda reprimida.”

Kamila Oliveira, com retorno de 87,46%, ficou em segundo lugar com uma carteira composta por construtoras e administradoras de shopping centers. Ela conta que o ano passado foi de franca recuperação para essas empresas e que neste ano os juros baixos foram fundamentais para que especialmente as construtoras se recuperassem rapidamente da crise, antes mesmo da reabertura da economia.

A terceira colocação ficou com outro analista que cobre o setor de construção. Enrico Trotta, do Itaú BBA, obteve um retorno de 77,61% com suas recomendações. A estratégia foi apostar principalmente em construtoras mais voltadas para o público de baixa renda, especialmente por conta do acesso mais rápido ao crédito imobiliário.