Poupança para uma terceira idade mais sadia
- 1º BRADESCO VIDA E PREVIDÊNCIA
- 2º SAFRA VIDA E PREVIDÊNCIA
- 3º BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA
Aumento da longevidade dos brasileiros faz crescer a procura de investimentos para garantir um futuro mais tranquilo
A importância da previdência cresce na mesma medida em que aumenta a expectativa de vida da população. Hoje, não se discute se vamos viver mais, e sim a qualidade de vida que teremos no futuro. E parte dessa qualidade de vida é construída por meio do planejamento financeiro oferecido pelos planos de previdência privada.
A análise é do diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, Jorge Pohlmann Nasser. Com faturamento de R$ 40,6 bilhões em 2017, o que representou crescimento de 8,7% e 26,1% de participação de mercado, a companhia alcançou o primeiro lugar na categoria Seguradoras | Vida & Previdência do anuário Finanças Mais.
De acordo com o executivo, no segmento de previdência, o plano VGBL continua sendo o de maior procura, mas ele destaca o crescimento de 50,4% em arrecadação do plano PGBL, caracterizando um amadurecimento do cliente na busca de soluções previdenciárias de longo prazo, que proporcionem o benefício do diferimento fiscal. “Já no segmento de seguro de pessoas, os mais procurados são os produtos individuais com cobertura de sobrevivência, e os prestamistas, com ênfase nos que contemplam perda de renda.”
Em 2017, a companhia desembolsou R$ 3,3 bilhões em benefícios de previdência e mais R$ 1,6 bilhão em sinistros pagos relacionados ao seguro de pessoas. Para Nasser, um dos principais diferenciais é a visão de aposentadoria e previdência privada pela perspectiva da longevidade, com ênfase na importância de conciliar a conquista de um futuro com saúde, qualidade de vida e bem-estar com planejamento financeiro.
“A nossa estratégia é focada em prover soluções adequadas para atender todos os perfis de clientes. Além de disponibilizarmos fundos mais sofisticados para o público de alta renda, em 2017 lançamos o Prev Classic 3 em 1, produto de entrada para o consumo de previdência com tíquete mensal reduzido que garante ao participante a possibilidade de formação de reserva, aliada às coberturas do seguro de vida e a um título de capitalização.”
Com crescimento de 35% entre 2016 e 2017, o Safra Vida e Previdência ocupa o segundo lugar na categoria Seguradoras | Vida & Previdência do anuário Finanças Mais. Para Ricardo Negreiros, responsável pela gestão dos fundos de previdência, a estratégia da companhia de mirar o longo prazo aproveitando as oportunidades do mercado garantiu o bom desempenho. Ele avalia que 2018 será um ano desafiador, devido ao cenário de incertezas políticas. Mesmo assim, a projeção da companhia é crescer 35%.
Com uma carteira de 1,9 milhão de clientes, a Brasilprev apresentou expansão de 18,7% em 2017, na comparação com o ano anterior, com R$ 236 bilhões em ativos totais. “O mercado tem crescido significativamente, reflexo do aumento da longevidade das pessoas, que sabem que vão viver mais, querem viver bem e estão se planejando para isso”, diz o diretor de Planejamento e Controle, Nelson Katz.
Seguros