O Brasil merece crédito
O bom funcionamento do sistema financeiro de um país é significativamente importante para azeitar a engrenagem dos demais setores da economia. Cabe às instituições financeiras permitir que o dinheiro poupado por indivíduos e empresas que dispõem de recursos flua a outras pessoas e companhias, a fim de que consigam se financiar, empreender e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Como se encaixam as peças dessa engrenagem e quais são seus protagonistas constituem os principais objetivos de Finanças Mais, publicação destinada a identificar as melhores empresas do setor financeiro no Brasil, com base em classificação elaborada pela Austin Rating, consultoria e agência de avaliação de risco reconhecida por sua tradição e competência na análise do ramo.
Finanças Mais apresenta uma radiografia das empresas líderes do setor financeiro no País com base no exame das demonstrações contábeis dessas companhias, referentes ao exercício de 2016. Deriva de Empresas Mais, outro estudo editado anualmente pelo Estadão desde 2015, no qual publica um ranking com as 1.500 maiores companhias do Brasil, focado no setor produtivo.
Embora a deplorável crise política por que passa o Brasil inevitavelmente contamine a atividade econômica, a análise do comportamento dos vários segmentos integrantes do sistema financeiro nacional demonstra um alentador dinamismo de seus agentes para enfrentar as adversidades.
Se totalizados, os números compilados pela Austin Rating dão a dimensão desse movimento. A soma dos ativos (conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio de uma empresa) das 360 instituições perscrutadas chega a US$ 2,4 trilhões, o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de um país com a sétima maior economia do planeta.
Nas próximas páginas, a explicação de como isso é possível está minuciosamente registrada nas tabelas dos rankings elaborados pela Austin Rating e contada nas reportagens que perfilam cada segmento do setor financeiro, bem como as empresas que mais se destacaram em sua área de atuação.
O ESTADO DE S. PAULO
Diretor Presidente: Francisco Mesquita Neto Diretor de Jornalismo: João Fábio Caminoto Diretor Executivo Comercial: Flavio Pestana
Diretor Financeiro: Marcos Bueno
Diretora Jurídica: Mariana Uemura Sampaio Diretor de Tecnologia: Nelson Garzeri
Diretor de Projetos Especiais
e Jornalista Responsável:
Ernesto Bernardes
MTB 53.977-SP
Gerente de Produto: Gil Kothen
Gerente de Conteúdo: Bianca Krebs
Diretor de Arte: João Guitton
Gerente Comercial: Gabriela Gaspari
Coordenadora de Planejamento Comercial: Patricia Angela Silva
Gerente de Planejamento: Andrea Radovan
Assistente de Planejamento: Julia Santos
Coordenadora Digital: Carolina Botelho
Coordenadora de Operações e
Atendimento: Larissa Ventriglia
DIRETORIA COMERCIAL
Diretor de Publicidade: Enrico Gianelli
Diretor de Publicidade: José Pereira Guabiraba
Diretor de Marketing Publicitário: Marcelo Moraes
Diretor de Publicidade Digital: Paulo Arruda
DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA
Diretor-Presidente: Erivelto Rodrigues
Economista Chefe: Alex Agostini
Gerente de Base de Dados: Alexandre Campos
Analista de Dados: Eliane Alves e Renato Almeida
COLABORADORES
Gerente de Projeto: Gisele Lupiani;
Texto, Edição e Redação: Camila Caringe,
Costábile Nicoletta, Fernanda Colavitti, Carlos Dias, Gilmara Santos, Jiane Carvalho, Luciano Feltrin e Telma De Luca. Arte: Andrea Chang, Cristiane Pino, Leandro D’Faustino e Marcelo Rainho; Ilustrações: Black Madre
Endereço: Av. Eng. Caetano Álvares, 55,
4º andar, São Paulo-SP – CEP 02598-900
E-mail comercial: gabriela.gaspari@estadao.com