Desde 2015, O Estadão publica o anuário Empresas Mais, um ranking com as 1.500 maiores companhias do Brasil, focado no setor produtivo. A partir de 2017, as instituições financeiras passaram a ter uma publicação específica, o Finanças Mais, cuja classificação foi elaborada pela Austin Rating, consultoria reconhecida por sua tradição e competência na análise do setor financeiro.
O Finanças Mais apresenta uma radiografia das empresas líderes do setor financeiro no País, com base na análise dos indicadores publicados em seus respectivos balanços em 2016. Foram extraídas informações quantitativas e qualitativas, a partir das quais se elaborou um ranking para demonstrar a melhor e mais equilibrada instituição financeira em cada setor das seguintes atividades, com estes critérios:
Bancos
Resumidamente, apresenta uma combinação entre indicadores de crescimento, liderança de mercado e desempenho.
Leasing, financeiras, corretoras e distribuidoras
Expõe uma média entre indicadores de crescimento, patrimônio líquido e desempenho.
Seguros
Associa indicadores de crescimento, liderança de mercado e desempenho.
Esse ajuste de informações permite que o ranking seja o mais realista possível.
Metodologia utilizada em bancos
Atacado & Negócios, Financiamento, Middle Market, Montadoras & Grupos e Varejo
Crescimento
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (carteira de crédito, ativos, patrimônio líquido, receita de crédito e receita de serviços), no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada banco. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Desempenho
Por meio de indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo operacional e eficiência) e decrescente (liquidez imediata e rentabilidade do patrimônio líquido), pontuando de acordo com a posição de cada banco. Os pontos dessa categoria possuem peso 2. O somatório dos pontos nas categorias aponta o melhor banco em seu segmento de atuação.
Metodologia utilizada em Leasing e Financeiras
Crescimento
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (carteira de crédito, patrimônio líquido e receita com operações de crédito), no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Patrimônio Líquido
Organizado de forma decrescente de acordo com o volume. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Desempenho
Com indicadores para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (eficiência) e decrescente (liquidez corrente, rentabilidade do patrimônio líquido e margem bruta), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.
Metodologia utilizada em Corretoras e Distribuidoras
Crescimento
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (patrimônio líquido e receita de serviços), no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Patrimônio Líquido
Organizado de forma decrescente de acordo com o volume. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Desempenho
Com indicadores para avaliar margem, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (eficiência e custo operacional) e decrescente (rentabilidade do patrimônio líquido e margem líquida), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.
Metodologia utilizada em Seguros
Auto, Riscos Financeiros Patrimonial, Vida e Gerais
Porte e Crescimento
Através da avaliação de porte das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (provisões técnicas, patrimônio líquido, prêmios emitidos) e do crescimento das provisões técnicas no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de prêmios emitidos da instituição com o total de prêmios emitidos do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 2.
Desempenho
Com indicadores sobre solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo administrativo, custo de comercialização, índice combinado ampliado e sinistralidade) e decrescente (liquidez geral, rentabilidade do patrimônio líquido, margem operacional e provisões técnicas/prêmios emitidos), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.
Metodologia utilizada em Seguros Capitalização
Porte e Crescimento
Através da avaliação de porte das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (provisões técnicas, patrimônio líquido e receita de capitalização) e do crescimento das provisões técnicas, no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de receitas de capitalização da instituição com o total receitas de capitalização do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 2.
Desempenho
Com indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo administrativo, custo de comercialização) e decrescente (rentabilidade do patrimônio líquido, margem operacional e provisões técnicas/receitas de capitalização), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.
Metodologia utilizada em Seguros Previdência
Porte e Crescimento
Através da avaliação de porte das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (provisões técnicas, patrimônio líquido, prêmios e contribuições) e do crescimento das provisões técnicas, no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de receitas da instituição com o total de receitas do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 2.
Desempenho
Com indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo administrativo, custo de comercialização) e decrescente (liquidez geral, rentabilidade do patrimônio líquido, margem operacional e provisões técnicas/receitas), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.
Metodologia utilizada em Seguros Saúde
Porte e Crescimento
Através da avaliação de porte das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (provisões técnicas, patrimônio líquido e prêmios retidos) e do crescimento das provisões técnicas, no período compreendido entre dezembro/2015 e dezembro/2016, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.
Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de prêmios retidos da instituição com o total de prêmios retidos do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 2.
Desempenho
Com indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo administrativo, custo de comercialização, índice combinado ampliado e sinistralidade) e decrescente (liquidez geral, rentabilidade do patrimônio líquido, margem operacional e provisões técnicas/prêmios retidos), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho possuem peso 2.