Alta renda recheia a carteira
O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre liderou o ranking na categoria seguradoras/vida de Finanças Mais. A instituição fechou 2016 com 9,7 milhões de vidas seguradas, ramo responsável por 33,5% dos negócios do conglomerado. “O desempenho foi puxado para baixo pelo segmento de seguro prestamista, que cobre inadimplência, refletindo a retração no mercado de crédito”, diz o diretor geral de seguros de vida da companhia, Enrique de la Torre. “Porém, quando olhamos a carteira excluindo o seguro prestamista, considerando o negócio de vida tradicional, observamos crescimento de 19,1%.”
Segundo o executivo, o destaque ficou para o segmento de alta renda, nos limites concentrados entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões. “Nesse nicho, o volume de prêmios do grupo saltou de R$ 38,8 milhões, em 2015, para R$ 169,1 milhões, em 2016. Considerando somente produtos de vida para pessoas físicas, as opções de alta renda corresponderam a 12% dos prêmios emitidos”, afirma Torre, ao lembrar que as coberturas de maior saída são as de morte, morte acidental e invalidez por acidente. Há ainda interesse pelas proteções com pagamento em vida, que cobrem segurados com diagnóstico de câncer e doenças graves.
Torre destaca entre os diferenciais da empresa as facilidades para contratação. “Procuramos simplificar o processo de contratação, com uma declaração com poucas perguntas. É realizada uma entrevista mais detalhada apenas para capitais segurados acima de R$ 3 milhões”, diz. “Também temos amplo portfólio de produtos, desde os populares, que incluem assistência funeral, até seguro educacional, assistência viagem e empresarial.”
Em segundo lugar no ranking de Finanças Mais está a Kirton Seguros, que teve lucro líquido de R$ 259,57 milhões em 2016. A companhia pertencia ao Banco HSBC e se encontra em transição para o Bradesco, que concluiu a aquisição das operações do HSBC no Brasil em julho de 2016, por R$ 16 bilhões.
A Itaú Seguros, terceira colocada, informa que ao longo de 2016 consolidou seu modelo de atuação em bancassurance, focado na oferta de produtos massificados para clientes do banco. “Com o cliente no centro das nossas decisões, aperfeiçoamos a oferta dos produtos certos para as pessoas certas nos canais certos, atendendo à necessidade de proteção pessoal e de suas famílias”, diz Leon Gotlieb, diretor do Itaú Unibanco.
O executivo explica que, no ramo vida, a instituição concentra suas ofertas nos seguros de vida individual com coberturas de doenças graves, acidentes pessoais com cobertura de diárias de internação, seguro mulher e seguro renda protegida, desenvolvido para profissionais liberais e autônomos.
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