Objetivo é aumentar engajamento e estreitar relacionamento com os clientes
Por Pedro Marques – editada por Mariana Collini
O Banco Carrefour começa a integrar nacionalmente os benefícios que, até então, eram oferecidos separadamente nos cartões de crédito com as bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s Club. A estratégia começou a ser testada entre meados de junho e agosto deste ano no Estado de Pernambuco e permite que o cliente que tem um cartão de uma das bandeiras aproveite os mesmos descontos encontrados nas outras unidades do grupo.
“Vamos implementar a transversalidade. Hoje, o banco oferece diferentes cartões de crédito. Mas o cartão do Atacadão só dá desconto no Atacadão, por exemplo. Como temos um ecossistema muito forte, que inclui também drogarias e postos de gasolina, a gente entendeu que os nossos clientes poderiam de alguma forma ter acesso a todos os tipos de desconto usando um cartão só”, explica Felipe Gomes, CEO do Banco Carrefour.
Com a estratégia, o executivo diz que é possível aumentar o engajamento e estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas nas diferentes empresas do grupo Carrefour.
“Uma pessoa às vezes tem dois, três, até quatro cartões no bolso. Hoje, a briga entre as grandes instituições financeiras é para que o cliente tenha a melhor experiência e torne aquele cartão de crédito o principal dele. Quanto mais você traz benefícios, serviços e experiências, mais o cliente é incentivado a usar nossos cartões como o cartão principal deles”, destaca o CEO.
“O cliente engaja mais com você. E é uma consequência, porque ele começa a gastar mais com aquele cartão no seu ecossistema e, por ele ser o cartão principal, ele também gasta fora com esse cartão. Além disso, se esse cliente tem um problema, uma dificuldade financeira, ele não deixa de pagar o cartão principal para continuar tendo crédito”, comenta.
No segundo trimestre deste ano, o índice Over 30 atingiu 14,8%, queda de 2,2 pontos percentuais na comparação ano a ano, enquanto o índice Over 90 (BACEN) teve redução de 1,7 p.p. a/a, alcançando 12% entre abril e junho deste ano.
Segundo Gomes, o piloto em Pernambuco mostrou que a integração dos benefícios oferecidos pelo grupo Carrefour é capaz de trazer esse resultado. “A quantidade de clientes que passou a usar algum dos três cartões (Carrefour, Atacadão e Sam’s Club) em nossas lojas aumentou em 79%. Já o gasto médio aumentou em dois dígitos”, diz o executivo, sem revelar exatamente de quanto foi o crescimento.
A opção por tornar os descontos oferecidos pelo grupo acessíveis a partir de qualquer cartão também tem a ver com o perfil do consumidor, afirma Gomes. “Qual é o trunfo, acho eu, do Carrefour? É integrar os descontos. Nossos clientes não são necessariamente aqueles que juntam milhas para viajar para Orlando com a família. São pessoas que pensam assim: ‘Eu preciso fazer mais com o meu dinheiro.’ São pessoas das classes B-, C e D.”
Unificação
O processo de integração dos benefícios dos cartões Carrefour, Atacadão e Sam’s Club começa nesta quinta-feira pela região Sudeste e deve se estender até o fim do ano, quando estará disponível em todos as unidades do grupo no País, segundo estimativas da companhia.
“Como cada cartão tem um BIN (Bank Identification Number), você tem que fazer com que esse número seja aceito nos outros sistemas. O sistema do Carrefour é um, o do Atacadão e do Sam’s Club são outro. Tem uma complexidade para resolver”, afirma Gomes.
Uma vez que a integração estiver completa e os resultados da estratégia começarem a aparecer, existe a possibilidade de o Banco Carrefour unificar os cartões em apenas um produto. “Temos que esperar para ver os resultados do roll out. Por enquanto, queremos que nossos clientes tenham a percepção de valor de nossos produtos e de que eles podem fazer mais com o dinheiro deles.”
Banco Carrefour inicia integração de benefícios de cartões
Foto: Divulgação
Notícias
-
18 de novembro de 2024 Clínicas médicas e a equiparação hospitalar: o que muda com a nova reforma tributária?
Por Estadão Blue Studio Express A tese de equiparação hospitalar para clínicas médicas é uma estratégia contábil e fiscal amplamente utilizada para reduzir a carga tributária de sociedades médicas. Esta prática permite ajustar a base de cálculo dos impostos IRPJ e CSLL, podendo gerar uma economia de até 70% na tributação para clínicas que atendem […]
-
18 de novembro de 2024 O que acontece com o 13º salário se o fim da jornada 6×1 for aprovada?
Por Beatriz Rocha – editada por Mariana Collini A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada 6×1 tem gerado debates nas redes sociais. O texto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), encontra-se na fase de coleta de assinaturas para prosseguir na Câmara dos Deputados. Basicamente, a escala de […]
-
11 de novembro de 2024 O que a Selic a 11,25% significa para seus investimentos?
Por Jenne Andrade – editada por Mariana Collini O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (6) subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a segunda elevação feita no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e não […]