Investidores contam com o auxílio da tecnologia para formar uma carteira diversificada com resultados realmente significativos
Manter uma carteira diversificada de investimentos é um dos pilares para conquistar resultados significativos e, também, para resguardar o patrimônio contra adversidades do mercado.
Quando corretamente colocada em prática, essa iniciativa funciona como um escudo contra os diferentes momentos do mercado, principalmente combatendo a volatilidade das aplicações em renda variável, como ações, fundos imobiliários, fundos de índices (ETFs), entre outros.
Dados de 2016 a 2020 da B3 demonstram a aderência dos investidores à diversificação. De acordo com o apurado pela bolsa de valores brasileira, caiu de 61% para 40% a quantidade de pessoas físicas que optam por investir somente em ações.
Para colocar essa tarefa em prática, porém, é preciso estratégia e conhecimento. Caso contrário, o capital ficará fragmentado em diversos ativos, sem a conquista dos resultados almejados.
Mas então o que fazer? Hoje, a tecnologia se tornou um facilitador para quem deseja investir. Com o suporte de uma plataforma eficaz, é possível construir uma carteira diversificada e lucrativa.
O que é uma carteira diversificada?
Logo de início, é importante entender um pouco mais sobre a diversificação. A ideia por trás disso é simples: não colocar todos os ovos na mesma cesta.
Diferentemente do que muitos imaginam, porém, a estratégia não está em apenas comprar ações de diferentes empresas, buscando colher mensalmente os dividendos distribuídos por cada companhia.
A diversificação está relacionada em conhecer e investir em diferentes ativos, buscando explorar o melhor de cada uma das opções à disposição.
Dessa forma, o investidor consegue buscar retornos mais significativos ao mesmo tempo que protege o patrimônio dos diversos riscos atrelados a cada uma das aplicações.
Portanto, o segredo em montar uma carteira diversificada está em conseguir o equilíbrio das ações, blindando o capital ao mesmo tempo que aproveita boas oportunidades em busca da conquista dos objetivos de curto, médio e longo prazos.
Vantagens de uma carteira diversificada
Claro que cada investidor possui uma realidade única. Entretanto, a construção de uma carteira diversificada envolve a análise e o investimento em diferentes ativos, sejam nacionais ou até mesmo no exterior.
De forma equilibrada, o investidor promove as aplicações, com uma parte do patrimônio em rendimentos mais seguros e conservados e outra fração em ativos com maior volatilidade e riscos, com as ações e, até mesmo, criptomoedas.
Além da redução de riscos, possuir uma carteira diversificada permite se expor a diferentes oportunidades no mercado, aproveitando o crescimento de variadas classes de ativos.
Outro diferencial é a conquista de retornos mais estáveis e significativos ao longo do tempo, assim como a flexibilidade em ajustar a estratégia para a conquista dos objetivos traçados.
Importância da tecnologia
Apesar dos benefícios, é importante destacar que a diversificação não elimina todos os riscos. Além disso, espalhar o patrimônio de forma desordenada pode não trazer os resultados desejados.
Outro ponto importante é o conhecimento necessário sobre as diferentes classes de ativos. Assim como o tempo para monitorar os investimentos, buscando constantemente informações atualizadas para as diferentes tomadas de decisão.
Mas então como superar esses desafios e, com isso, conseguir construir uma carteira diversificada realmente eficaz? Hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental na vida dos investidores.
Seja iniciante ou avançado, contar com a solução apropriada facilita o dia a dia para a conquista dos resultados desejados.
Com uma interface intuitiva e customizável, o TradeMap, da Valemobi, destaca-se nesse cenário. Isso porque, reúne uma grande quantidade de ferramentas em uma plataforma que se ajusta às necessidades de cada investidor.
Entre os diferenciais, a facilidade em consolidar a carteira de investimentos, com a integração com diversas corretoras, o que permite executar as ordens diretamente pela plataforma.
Outra vantagem são a quantidade e a qualidade de informações relevantes atualizadas, ajudando assim nas diversas tomadas de decisão necessárias para construção de uma carteira diversificada de sucesso. Com o acesso à solução, fica muito mais fácil acompanhar o mercado financeiro em tempo real.
Ao contar com o suporte da inteligência artificial (IA), também traz outro diferencial: a adaptação ao perfil de cada investidor. Dessa forma, o usuário tem acesso à ferramenta certa para a ação necessária em cada fase da construção de uma carteira diversificada, capaz de conquistar resultados significativos e, ao mesmo tempo, protegendo o patrimônio.
Construir uma carteira diversificada ajuda a proteger o patrimônio
Foto:GettyImages
Notícias
-
18 de novembro de 2024 Clínicas médicas e a equiparação hospitalar: o que muda com a nova reforma tributária?
Por Estadão Blue Studio Express A tese de equiparação hospitalar para clínicas médicas é uma estratégia contábil e fiscal amplamente utilizada para reduzir a carga tributária de sociedades médicas. Esta prática permite ajustar a base de cálculo dos impostos IRPJ e CSLL, podendo gerar uma economia de até 70% na tributação para clínicas que atendem […]
-
18 de novembro de 2024 O que acontece com o 13º salário se o fim da jornada 6×1 for aprovada?
Por Beatriz Rocha – editada por Mariana Collini A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada 6×1 tem gerado debates nas redes sociais. O texto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), encontra-se na fase de coleta de assinaturas para prosseguir na Câmara dos Deputados. Basicamente, a escala de […]
-
11 de novembro de 2024 O que a Selic a 11,25% significa para seus investimentos?
Por Jenne Andrade – editada por Mariana Collini O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (6) subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a segunda elevação feita no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e não […]