Segundo a Caixa, os valores devidos serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial
Por Camila Lutfi
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Os beneficiários do FGTS também podem sacar esse dinheiro de forma digital. Dessa forma, os valores devidos serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.
Vale destacar, no entanto, que o saque está disponível em casos específicos como aposentadoria, saque-aniversário, demissão sem justa causa, entre outros. É possível conferir todas as condições no site da Caixa.
Como realizar o saque digital do FGTS?
Para sacar o FGTS de forma on-line, será necessário acessar o aplicativo do fundo, disponível nas versões Android e iOS. A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque.
Ao acessar o app com as suas informações de cadastro, é possível consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O montante estará disponível em conta após 5 dias úteis.
O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.
Veja como sacar o FGTS digital
Foto: GettyImages
Notícias
-
18 de novembro de 2024 Clínicas médicas e a equiparação hospitalar: o que muda com a nova reforma tributária?
Por Estadão Blue Studio Express A tese de equiparação hospitalar para clínicas médicas é uma estratégia contábil e fiscal amplamente utilizada para reduzir a carga tributária de sociedades médicas. Esta prática permite ajustar a base de cálculo dos impostos IRPJ e CSLL, podendo gerar uma economia de até 70% na tributação para clínicas que atendem […]
-
18 de novembro de 2024 O que acontece com o 13º salário se o fim da jornada 6×1 for aprovada?
Por Beatriz Rocha – editada por Mariana Collini A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada 6×1 tem gerado debates nas redes sociais. O texto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), encontra-se na fase de coleta de assinaturas para prosseguir na Câmara dos Deputados. Basicamente, a escala de […]
-
11 de novembro de 2024 O que a Selic a 11,25% significa para seus investimentos?
Por Jenne Andrade – editada por Mariana Collini O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (6) subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a segunda elevação feita no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e não […]