Conectividade se provou um serviço essencial nos últimos dois anos, quando as questões sanitárias dificultaram os contatos físicos entres as pessoas, as empresas e os consumidores. Natural então que as operadoras de telefonia tenham sentido um aumento histórico de demanda no período – e, por consequência, uma alta nos custos. As empresas do segmento que se destacaram no ranking Estadão Empresas Mais conseguiram estar alguns passos à frente disso. Cada vez mais, são grupos que conseguiram agregar serviços e conteúdos diferenciados em seus pacotes.

Claro amplia as opções ao cliente

A Claro, que ficou em primeiro lugar no Coeficiente de Impacto (CIE) do setor, fechou 2020 com um aumento de 8,2 milhões de linhas no segmento pós-pago, sendo que mais de 1/3 disso corresponde à migração da base de clientes da Nextel, adquirida em 2019. Na oferta de banda larga fixa, foram agregados 275 mil novos acessos. A empresa também manteve a liderança em TV por assinatura, com 47% de participação de mercado. “Queremos continuar a oferecer a melhor velocidade no móvel e a maior estabilidade na banda larga fixa”, afirma José Félix, presidente da companhia.

Mas a operadora já se aventura por outros mares. Oferece aos clientes do pós-pago, por exemplo, um serviço de empréstimos pessoais, o Claro Smartcred, numa parceria com o Banco Inbursa Brasil. A contratação é 100% digital e as parcelas entram na própria fatura do mês. De olho nas possibilidades oferecidas pelo 5G, a empresa lançou no ano passado em parceria com a John Deere a iniciativa Campo Conectado, que deve acelerar projetos de uso de dados, conexão e internet das coisas voltados ao agronegócio.

“Queremos continuar a oferecer a melhor velocidade no móvel e a maior estabilidade na banda larga fixa”
José Félix Presidente da Claro

Vivo em alta

Controlada pela Telefônica Brasil, a Vivo, segunda colocada no ranking, também observou uma crescente evolução trimestral das receitas do serviço pós e pré-pago, bem como no número de clientes FTTH. Mas a empresa também tem obtido crescimento acelerado em outros serviços. A carteira digital Vivo Money oferece aos clientes uma linha de até R$ 50 mil em planos que chegam a 36 meses, com taxa de 1,49% ao mês. A Loja Vivo, marketplace de produtos eletrônicos e de informática lançada em julho de 2020, é uma aposta para a operadora caminhar rumo ao one-stop-shop.

 

TIM se volta para cidades inteligentes

A TIM, que ficou em terceiro lugar no ranking do Empresas Mais, informou que fechou 2020 com receita líquida ligeiramente inferior à observada em 2019. A perda na receita de produtos foi parcialmente compensada pela alta dos serviços. E os últimos meses do ano mostravam tendência de recuperação.

O plano de crescimento para os próximos anos inclui projetos que vão acelerar a partir da tecnologia 5G, com destaque para a melhoria da produtividade de empresas que caminhem em direção à indústria 4.0. Também há grandes possibilidades para a era das smart cities, com o lançamento de solução de iluminação inteligente em parceria com a M2M Telemetria. A empresa também deverá ter novidades na área de telemetria para montadoras de automóveis.