As pessoas se viram obrigadas a ficar mais em casa nesses últimos dois anos e isso acabou por estabelecer um novo tipo de conexão com esses ambientes, uma verdadeira revalorização dos espaços dos lares. Com isso, quem produz utensílios domésticos, como a Tramontina, viu no período uma oportunidade de alavancar os negócios. A empresa de 110 anos figura em 1o lugar na categoria Bens de Consumo e na 4ª posição do ranking geral de Alto Impacto do Estadão Empresas Mais. Além de liderar na região Sul. O empresário Clovis Tramontina, que comanda a empresa há três décadas, afirma que essa fase desafiou a companhia a ser mais criativa no lançamento de produtos, que precisam ser cada vez mais tecnológicos, mas sem perder a funcionalidade.

 

Como vem sendo o período de pandemia para a Tramontina?

Clovis Tramontina: A Tramontina foi beneficiada pelo fato das pessoas ficarem mais tempo em casa e precisarem ou desejarem renovar os itens. O mix de mais de 22 mil produtos, entre utensílios e equipamentos para cozinha, móveis, ferramentas e materiais elétricos, atende o público com soluções que inspiram o dia a dia e estimulam experiências no lar, onde passamos mais tempo nesse último ano. De qualquer forma, foi um ano extremamente desafiador, que exigiu calma e reajustes internos para possibilitar crescimento.

 

A empresa conseguiu lançar novos produtos?

O ano está sendo marcado por importantes lançamentos da marca, em diferentes segmentos e, ainda para o segundo semestre, a perspectiva de entrada no novo mercado de porcelanas. Queremos, cada vez mais, entregar produtos tecnológicos e funcionais para o nosso público. Um exemplo foi o lançamento da lâmpada SmartLED. Também buscamos diversificação, através das garrafas e bules térmicos da linha Exata. No segmento de churrasco tivemos ampliação de portfólio através da linha Churrasco Black, que apresenta diversidade de produtos em aço inox escurecido. E mais recentemente, o lançamento do GURU, cooktop conectado que ajuda a cozinhar. O lançamento é o primeiro da marca a utilizar a internet das coisas (IoT).

 

A experiência digital avançou?

Neste último ano, registramos um bom crescimento nas vendas via e-commerce. O desafio foi refletir a preferência da marca já consolidada também no ambiente online e cumprir com excelência nosso compromisso com o consumidor cada vez mais exigente, que espera um atendimento ainda mais rápido e que busca um tom cada vez mais humanizado nas trocas.

 

Quais os planos de aberturas de lojas?

Hoje a Tramontina possui 25 lojas próprias (Tramontina Store), sendo 14 no país e 11 no exterior, além de duas T Factory Stores, localizadas em Carlos Barbosa e Farroupilha (RS). Este ano inauguramos duas lojas em São Paulo, uma no Shopping Pátio Higienópolis e outra no Shopping Lar Center. O planejamento da Tramontina prevê a abertura de quatro novas lojas a cada ano.