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Porto vê experiência e serviços como oportunidades para crescer em 2024

Porto vê experiência e serviços como oportunidades para crescer em 2024

Por Pedro Marques

A Porto anunciou na noite desta terça-feira, 27, lucro recorde no ano de 2023, de R$ 2,26 bilhões. O bom resultado é reflexo, principalmente, da retomada dos negócios no pós-pandemia: o mercado de seguros, em linhas gerais, se beneficiou da retomada da atividade econômica e dos preços dos automóveis, que subiram nos últimos anos.

Confira o balanço da Porto Seguro
“A gente também deve destacar que, no caso dos autos especificamente, o próprio valor, o bem segurado, o preço do veículo, em si, quando comparado especialmente com o preço pré-pandemia, subiu significativamente e isso se se reflete obviamente nos cálculos. (O valor do seguro) não é só o preço do automóvel zero quilômetro, mas também das peças de reposição, de serviços. Esse foi o grande fator que levou ao crescimento do prêmio ao longo desses anos”, explica Paulo Kakinoff, CEO da Porto.

Com o fim do movimento de recuperação e recomposição de preços, as empresas do setor agora adequam suas estratégias para sustentar o crescimento recente. E, para isso, a Porto acredita ter duas vantagens importantes em relação à concorrência.

A primeira é a experiência da equipe de gestão da empresa, formada ainda pelo ex-CEO do grupo Roberto Santos, que foi substituído no ano passado por Kakinoff. “Dentro dos diversos legados, o principal é justamente a preservação desse time executivo. Com base nesses resultados, (a manutenção desse time) gera em todos nós um entusiasmo dobrado em relação à perspectiva da 2024”, afirmou Kakinoff, que antes de assumir a cadeira de CEO da companhia fazia parte do conselho da empresa.

O lançamento da vertical de Serviços, em dezembro de 2023, é outro fator que coloca a Porto em vantagem, afirma Kakinoff. “É o tema mais fresco pra gente tratar, e é também o que deverá receber a maior intensidade de ações e projetos ao longo desse ano”, adianta o executivo. “É uma vertical com um potencial imenso. Tanto de expansão geográfica, quanto na diversificação de serviços”, diz Kakinoff, sem revelar qual o impacto que a nova área deve ter nos resultados financeiros da Porto.

A estratégia da empresa para a vertical de serviços, porém, é bastante clara. Ao longo dos anos, a Porto passou a oferecer uma série de serviços atrelados aos seguros de autos e residências, entre outros. A ideia é usar essa expertise para criar um portfólio com capacidade de atendimento nacional.

“Hoje, boa parte desses serviços é ofertada no seu portfólio mais completo (seguro auto ou residencial, por exemplo) ou em uma parte só do território nacional. Há muita concentração nas regiões Sul e Sudeste, no que diz respeito a esse portfólio. E mesmo nessas regiões, não há uma uniformidade nessa oferta.”, diz o CEO da Porto.

Por isso, a empresa vê oportunidade de crescimento ao reunir esses serviços debaixo de um guarda-chuva e oferecê-los aos clientes sem que eles precisem contratar algum seguro da Porto para ter acesso a esses benefícios.

Para desenvolver essa nova área da empresa, a Porto prevê criar portfólios regionais de prestadores, incluindo aquisições de empresas locais. “(Isso vai) permitir a ampliação do portfólio atual para mais geografias e, eventualmente, até uma diversificação de serviços”, explica Kakinoff.

Conjuntura
Segundo o CEO da Porto, a expectativa de crescimento se deve também ao atual ambiente econômico. “Eu acho que nesse começo de ano a gente tem indicadores que, se não surpreendentes, são positivos, estão num patamar acima do que estava sendo projetado do ano passado para cá”, avalia Kakinoff.

“Há tendências positivas mais evidentes e óbvias. A redução da curva de juros; a gente tem um nível de desemprego também reduzindo. A produção automotiva aponta para um crescimento significativo em relação ao ano passado, o que, como vocês todos sabem, nos impacta direta e positivamente. Então a gente vê nessa questão conjuntural uma perspectiva muito positiva”, afirma.

“É justamente o que viabiliza e promove essa agenda de expansão de negócios que a companhia está fazendo”, acrescenta.

Resultados
A Porto apresentou, na noite desta terça, 27, o balanço consolidado dos seus resultados no quarto trimestre de 2023 e do ano completo, com indicadores positivos em todas as suas verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank.

O lucro líquido foi de R$ 688,9 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o lucro líquido dobrou, alcançando um resultado recorde de R$ 2,26 bilhões. Já o Retorno sobre Patrimônio Médio (ROAE) foi de 23,9% no trimestre e de 19,6% no ano.

No trimestre, a receita total teve aumento de 9,5% em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo R$ 8,4 bilhões. No ano passado, a receita cresceu 16,2% no ano frente a 2022, alcançando R$ 31,7 bilhões.

A seguradora registrou a marca de 15,9 milhões de consumidores de seus produtos e serviços em 2023, com avanço na expansão orgânica dos negócios, incorporação dos clientes da CDF e a estreita relação com os mais de 37 mil corretores parceiros de negócios.

Foto: Divulgação

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