Notícias

Localiza avança com Projeto Solar e redução de consumo de água

Localiza avança com Projeto Solar e redução de consumo de água

A empresa de aluguel de carros Localiza tem avançado em sua agenda sustentável. Nos últimos anos, a companhia acelerou ações de busca por energias renováveis em sua operação, o uso racional de recursos como a água e projetos de redução de emissões de carbono. “Começamos há quatro ou cinco anos um processo de buscas para adotar soluções de energia limpa nas operações o máximo possível”, relata o diretor de Expansão e de Administração de Filiais da Localiza, Guilherme Fiorenzano.

Uma das ações que tem ganhado escala no grupo é o chamado “Projeto Solar”, que recebeu destaque no último relatório de sustentabilidade divulgado pela empresa. Iniciado em 2017, esse projeto tem duas frentes, segundo Fiorenzano. A primeira foi a instalação de três “fazendas solares”, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, que só no ano passado geraram mais de 1,7 milhão de kWh. Esses grandes campos dotados de estruturas de painéis solares conseguiram atender o equivalente ao consumo de energia de 59 filiais da Localiza só em 2020.

A segunda ponta do projeto é a instalação de placas fotovoltaicas próprias (roof-tops) nos telhados das filiais. Segundo o diretor, o ritmo de instalações tem sido intenso e a capacidade gerada quase triplicou em dois anos. No relatório da Localiza consta que em dezembro havia 18 roof-tops em operação e que a produção adicional de energia solar no segundo semestre do ano passado foi superior a 230 mil kWh.

Lavagem a seco

Outra ação com base em princípios sustentáveis adotada pela Localiza é o incremento da lavagem a seco, que reduz substancialmente a utilização da água, algo bastante sensível para uma empresa que possui uma frota de cerca de 290 mil carros. “Trabalhamos há seis anos nessa frente e hoje 60% da frota é lavada a seco”, contabiliza Fiorenzano. Ele destaca que uma lavagem “molhada” consome até 30 litros de água por veículo, enquanto a higienização a seco reduz isso a, no máximo, 200 ml. 

Créditos de carbono

A Localiza também tem se empenhado em apoiar ações de redução de emissões de carbono. No primeiro trimestre, adquiriu créditos de carbono na B3 gerados por uma fábrica de cerâmica localizada em Ituiutaba. A empresa substituiu o uso de lenha nativa por biomassa em suas operações. “Fomos pessoalmente na empresa, vimos a seriedade do projetos e os benefícios”, conta o diretor. O projeto é atestado pelo Instituto Ekos. 

A locadora de veículos já concluiu neste ano o inventário de emissão de gases nos escopos 1 (diretos) e 2 (indiretos) e quer avançar para o escopo 3 (carbono neutro), de acordo com diretrizes internacionais. A sede da companhia, em Belo Horizonte (MG), é um prédio totalmente autossustentável, com tem área de compostagem e reaproveitamento de água.