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Entrevista Rodrigo Resende, diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV
Qual o impacto da pandemia nos negócios da empresa?
O ano de 2020 iniciou com muitos desafios e incertezas para todos. Tivemos que nos adaptar e antecipar movimentos para enfrentar a crise. Com o isolamento social causado pela pandemia, a casa passou a ser escola, lugar de trabalho, nosso porto seguro. Diante dessa ressignificação do lar, somada às taxas de juros baixas e a consequente facilidade no financiamento, os brasileiros sentiram mais confiança para adquirir um imóvel e realizar o sonho da casa própria.
Com isso, a MRV viu suas vendas crescerem e baterem recordes. No primeiro trimestre do ano, vendemos 10.493 unidades, acréscimo de 27,9% frente ao mesmo período de 2019. O segundo trimestre, no auge da pandemia, não foi diferente – 11.479 unidades foram vendidas, o que equivale a um crescimento de 37,6% se comparado ao período entre abril e junho do ano anterior. Seguimos com excelentes resultados também no terceiro trimestre, com um aumento de 41,1%.
Esses resultados são consequência de um grande trabalho em equipe, com toda a empresa envolvida em fazer o melhor para o cliente, e da agilidade em adequar os processos logo que foram anunciados os primeiros casos de covid-19 no Brasil. Entre as ações, ofertamos nossos apartamentos em estoque com desconto, preparamos os nossos canais digitais para atender com eficiência os clientes e expandimos a nossa plataforma de vendas digital para que toda a jornada de compra de um apartamento possa ser realizada totalmente online.
Quais os maiores aprendizados de 2020 para a MRV?
Em um ano tão desafiador para todos, entendemos que a força do nosso time de colaboradores e também que nossos investimentos em inovação foram fundamentais para enfrentarmos este momento. Nossa plataforma de vendas digitais, algo que já estávamos desenvolvendo e que foi colocada em prática com mais agilidade diante do atual cenário, contribuiu para que continuássemos atendendo da melhor forma nossos clientes.
Com a nova plataforma, o cliente pode escolher o condomínio e a unidade que deseja, enviar a documentação, realizar a simulação e a aprovação de crédito, negociar a proposta de compra e assinar o contrato digitalmente, sem sair de casa. É possível, também, fazer um tour virtual por todas as unidades à venda, além de ter acesso à planta isométrica do imóvel. Tudo isso com suporte de todo o nosso time de corretores.
O que a empresa espera de 2021?
Diante do cenário de taxas de juros mais baixas e das boas condições de financiamento, estamos otimistas com o mercado e com o bom desempenho do setor da construção civil no próximo ano. Acreditamos que continuaremos com o crescimento das vendas, pois, com o aumento da intenção das pessoas em adquirir um imóvel, novos empreendimentos serão lançados e mais empregos serão gerados, movimentando assim toda a cadeia produtiva. Será uma contribuição importante para a retomada da economia do País.
Em sintonia com essa visão, a MRV acaba de anunciar para o mercado a Sensia, marca de empreendimentos residenciais voltada a famílias da classe média, com renda mensal entre R$ 7 mil e R$ 11 mil. Planejamos lançar os primeiros quatro empreendimentos da nova marca ainda no primeiro semestre de 2021. Com esse novo negócio, pretendemos somar R$ 500 milhões em vendas já no próximo ano.