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Magazine Luiza e AliExpress viram parceiras para venda de produtos online
Por Beatriz Capirazi, Carolina Maingué Pires (Broadcast), Beth Moreira e Lucas Agrela – editada por Mariana Collini
O Magazine Luiza informou que firmou parceria com o AliExpress, plataforma de marketplace internacional do grupo chinês Alibaba, para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces.
A plataforma chinesa passará a vender como seller (vendedor) do marketplace do Magalu, oferecendo milhares de itens da sua linha Choice – serviço de compras premium, que são produtos de maior qualidade, destaca a empresa em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “São produtos que têm tempo de entrega bem mais curto do que o comum, nível de serviço melhor e a qualidade garantida do AliExpress. É um serviço diferenciado que traremos para essa parceria. O sortimento é complementar”, afirma Briza Bueno, diretora do AliExpress na América Latina.
“Um acordo desse tipo é inédito para ambas as empresas. É a primeira vez que o Alibaba, por meio do AliExpress – uma das maiores empresas de e-commerce do mundo – faz um acordo estratégico com uma empresa fora da China. Para o Magalu, é a primeira vez que seus produtos serão listados e vendidos por meio de outra plataforma de marketplace”, ressalta o Magazine Luiza.
A divisão das receitas de vendas foi resultado de uma negociação de sete meses. A cada produto comercializado pelo Magalu, o AliExpress paga um porcentual (take rate), e vice-versa. Porém, o valor não foi informado e pode variar de produto para produto.
Segundo a empresa, serão vendidos produtos das mais diversas categorias, totalmente complementares às disponíveis atualmente no e-commerce do Magalu. “Com isso, a companhia amplia de forma significativa o sortimento oferecido, acelerando a sua estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra”, afirma.
Na prática, o Magalu poderá vender seus produtos de linha branca e eletrodomésticos no AliExpress e o Magalu poderá vender artigos de informática, roupas e produtos para bebês, que nunca foram o foco da companhia. Trajano afirma que a parceria não influencia nas vendas do KaBuM!, loja online especializada em informática, uma vez que os produtos lá vendidos são de valores mais altos.
“A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade”, afirma a varejista brasileira.
A linha de produtos Choice representou cerca de 70% dos pedidos totais do AliExpress até março deste ano. No primeiro trimestre, o faturamento da divisão internacional de vendas de produtos do grupo Alibaba foi de US$ 3,8 bilhões (R$ 20,5 bilhões, em conversão direta). A empresa não reporta dados locais, mas informa que o Brasil está entre os seus cinco maiores mercados globais. No mesmo período, o faturamento de vendas do Magalu no comércio eletrônico foi de R$ 11 bilhões (crescimento de 1% em 12 meses).
Magazine Luiza e AliExpress viram parceiras para venda de produtos online
Foto: Felipe Rau/Estadão