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Elevadores da Atlas Schindler ficam mais inteligentes durante a pandemia

Elevadores da Atlas Schindler ficam mais inteligentes durante a pandemia

Desde que a OMS decretou que os contágios por coronavírus tinham se configurado numa pandemia global, em março de 2020, várias empresas que fornecem equipamentos de utilização compartilhada precisaram fazer uma readequação de processos. O setor de elevadores, por exemplo transformou em padrão vários itens que antes poderiam ser considerados opcionais. “Prover soluções para tornar ambientes seguros e higienizados que protejam e ajudem nossos clientes não é mais uma opção, mas sim um item indispensável”, afirma Marici Santos, diretora de Instalações Existentes e Modernização da Atlas Schindler.

Ela destaca como exemplo disso o lançamento da linha Schindler CleanMobility, que visa proporcionar uma experiência mais limpa e higiênica em elevadores, escadas e esteiras rolantes da marca. As inovações da linha vão além nos esperados circuladores de ar e luz ultravioleta, segundo Marici, com os equipamentos sendo projetados para as frentes de mobilidade limpa e sem toque e para a movimentação com distanciamento social e higiene.

Na primeira frente, a diretora destaca produtos como o Schindler myPORT, que permite acesso e chamada por meio de cartão pessoal ou de um aplicativo, sem a necessidade de apertar botões dos andares ou pavimentos. Esse sistema também facilita a gestão de tráfego nos condomínios, limitando o número de passageiros embarcados no elevador.

No myPORT, há o Schindler CleanCall, uma solução de chamada sem toque no elevador, e o Schindler Ahead ElevateMe, que permite que o passageiro chame o elevador e escolha o andar de destino por um aplicativo dedicado no seu smartphone. “É especialmente orientado aos prédios comerciais de alto fluxo, onde muito passageiros são recorrentes, pois trabalham no local”, explica a diretora.

Entre as inovações direcionadas a promover o distanciamento social e buscar maior higiene, foi desenvolvida a proteção para botoeiras, uma película aplicada sobre as superfícies e acessórios do elevador, que facilita a limpeza e evita contato direto. O Schindler CleanAir, por sua vez, permite que a qualidade do ar nos elevadores seja controlada e o ar seja higienizado e renovado em poucos minutos. No gerenciamento de acesso, um sistema controla e limita o acesso de clientes ao elevador, operando por meio de algoritmos de viagem eficientes.

A diretora destaca ainda o Schindler UltraUV, que permite que o corrimão de escadas rolantes seja desinfetado e higienizado de forma contínua, e o Schindler CleanCar, a solução de higienização altamente eficiente para as superfícies dos elevadores.

Segundo Marici, a tecnologia atual ajuda na otimização do fluxo de tráfego de um edifício. “Soluções inovadoras como o Schindler PORT permitem entregar um serviço personalizado de controle de acesso e gerenciamento de tráfego para o cliente. Esse sistema oferece mobilidade eficiente, com viagens projetadas para levar o passageiro ao seu destino de forma rápida e confortável através de uma moderna solução de acesso sem toque ou por cartões individuais”, detalha a diretora. Essa solução conta com um avançado software de gerenciamento de dados, que dá acesso aos pavimentos previamente autorizados, aumentando a segurança, além de possibilitar uma melhor distribuição de passageiros nas cabinas dos elevadores, evitando o uso por muitas pessoas ao mesmo tempo.

Os serviços de manutenção da Atlas Schindler também se favoreceram dos avanços tecnológicos. A diretora conta que, com a chegada da Internet das Coisas na mobilidade urbana vertical, equipamentos como elevadores, escadas e esteiras rolantes, conseguem estar conectados 24 horas por dia diretamente com o Centro de Operações Atlas Schindler, construído para o monitoramento remoto dos dispositivos. “Nós chamamos esse Serviço de Schindler Ahead. Esse centro conta com especialistas treinados que acompanham virtualmente o ambiente digital dos equipamentos conectados e com isso, conseguem gerar relatórios e análises de dados que permitem uma manutenção preditiva”, afirma.

Conseguindo identificar um possível problema antes mesmo que esse venha a ocorrer, as equipes de manutenção são acionadas rapidamente, o que aumenta também a disponibilidade média do equipamento para os clientes. “Outra vantagem do Schindler Ahead é a possibilidade da intervenção remota, isto é, equipamentos que possam apresentar alguma interrupção, seja por falta de energia ou outro fator externo, podem ser normalizados diretamente de nossa central, sem a necessidade do envio de um técnico no local”, explica Marici.