Notícias
Copel investe R$ 11 milhões em marketplace de energia solar
Por Caroline Aragaki
A Copel informou nesta quarta-feira, 6, que investiu R$ 11 milhões na startup Nextron Energia, um marketplace de energia solar, com integração entre geração distribuída e consumidores finais.
O investimento foi feito através do fundo de corporate capital (CVC) da companhia, o FIC Copel Ventures I, e “objetiva o avanço em solução inovadora, com vistas a simplificar o acesso à energia limpa mediante plataforma digital, que conecta o consumidor ao projeto de energia renovável através de um serviço por assinatura”, segundo comunicado ao mercado.
A Copel diz ainda que o movimento está alinhado com seu compromisso de ser reconhecida pelos clientes por uma oferta de serviços inovadores e digitais com geração de valor para todos os seus stakeholders.
“A Nextron está presente em diversos estados e, a partir de uma plataforma, permite ao consumidor em baixa tensão o acesso à energia limpa de projeto da região através de um serviço por assinatura, proporcionando economia na conta de luz dos assinantes sem a necessidade de investimento ou instalação de placas solares próprias”, afirma a Copel.
Resultados
No começo do mês, a Copel anunciou lucro líquido de R$ 943 milhões no quarto trimestre de 2023, alta de 51,1% na comparação anual. No acumulado do ano, o lucro líquido da companhia totalizou R$ 2,3 bilhões, alta de 102,5% em relação ao observado um ano antes.
A receita operacional líquida da Copel aumentou 5,8% em relação à igual trimestre de 2022, para R$ 5,567 bilhões. Considerando os 12 meses de 2023, a receita totalizou R$ 21,479 bilhões, elevação de 4,6% em base anual de comparação.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu R$ 1,5 bilhão no trimestre, valor 4,6% maior que o visto no mesmo intervalo do ano anterior. No consolidado de 2023, o Ebitda totalizou R$ 5,8 bilhões, aumento de 5,6% em relação ao reportado um ano antes. A margem Ebitda alcançou 81,6% no trimestre, alta de 10,6 pontos porcentuais na mesma base de comparação.
Foto: Adobe Stock