Metodologia
Como são definidas as líderes do Empresas Mais
Uma metodologia desenvolvida exclusivamente para o Estadão Empresas Mais, resultante da parceria com a Austin Rating e a FIA Business School
A Fundação Instituto de Administração (FIA) desenvolveu um modelo econométrico que é aplicado sobre a base de dados da Austin Rating – que agrega mais de 3 mil empresas de capital aberto e fechado –, uma metodologia que analisa dimensões como receita, lucratividade, patrimônio líquido, lucro líquido, resultado financeiro, resultado bruto, depreciação/amortização (fluxo de caixa), além de porte e consistência histórica.
O principal indicador resultante de todo o processo, que define as posições das 1.500 empresas incluídas na lista, é o Coeficiente de Impacto Estadão (CIE). Esse indicador é calculado a partir de uma ponderação entre as métricas de porte e desempenho das empresas de cada setor, com escala de 0 a 100 pontos. Deste universo, resulta a lista das 100 melhores do ano.
Para as empresas financeiras, também são adotados parâmetros de análise com indicadores como patrimônio líquido, lucro líquido, resultado bruto da intermediação financeira, depreciação /amortização.
Alto desempenho
A classificação por porte leva em consideração a receita líquida obtida no exercício anterior e o critério de desempenho avalia ainda dados como ativos totais, lucro ou prejuízo operacional, Ebitda, margem de lucro e retorno sobre o capital.
O trabalho é bastante minucioso. Um exemplo: para evitar distorções na definição das categorias, a Austin utiliza a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do IBGE. Assim, é possível comparar grupos que têm perfis de tributação semelhantes.
Também há a preocupação de separar na análise as companhias individuais e os grupos empresariais, que reúnem duas ou mais empresas. Muitas vezes, essas subsidiárias atuam em diferentes segmentos da economia, o que poderia distorcer a análise. Com isso, o estudo fica mais próximo da realidade de cada setor, algo importante em momentos de volatilidade.
ESG Empresas Mais
Abaixo os procedimentos e critérios para a avaliação do desempenho das empresas que participam da pesquisa Empresas Mais – melhores práticas em ESG – edição 2024, em cada uma das verticais: Inovação e Tecnologia; Ética, Cidadania e Sociedade; Governança Corporativa; e Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.
Verticais | Parâmetros |
---|---|
Sustentabilidade & Mudanças Climáticas | Aborda aspectos relacionados com o monitoramento do uso de recursos naturais, incluindo o mapeamento da pegada ecológica e indicadores de resultado e de impacto. Nesse sentido, entre os assuntos abordados, estão energia, água, resíduos e emissões, além de matriz de materialidade, frameworks atendidos e compromissos públicos assumidos. |
Governança Corporativa |
Avalia as estruturas, práticas e os relacionamentos que suportam a forma como as companhias são governadas em busca de alcançar seus objetivos e compartilhar valor com acionistas e outras partes interessadas. São analisados temas como propriedade, conselho de administração, diretoria, estruturas de controle, conduta e relacionamento com partes interessadas. |
Ética, Cidadania & Sociedade |
Investiga práticas corporativas consentâneas com padrões de igualdade, honestidade, dignidade, respeito e decência que razoavelmente se esperam para a construção de uma sociedade justa, plural e harmônica. Nesse sentido, os assuntos abordados são, entre outros, equidade de gênero, raça e condição social, assédio em suas duas modalidades básicas, desvios de qualquer espécie, com ênfase para fraudes e corrupção, conflitos de interesse e ações de inclusão e redução de externalidades sociais negativas. |
Inovação & Tecnologia | Trata de temas ligados à adoção de novas tecnologias e à disciplina da inovação na companhia. São abordados temas tais como a prontidão para inovar (capacidade de a empresa desenvolver inovações), o processo de inovação (transformação de ideias em novos produtos, serviços, processos produtivos ou modelos de negócio), resultados da inovação (tanto financeiros quanto não financeiros), além do estabelecimento de parcerias e alinhamento estratégico. |
Premiação
Visando aprimorar o modelo de apreciação da performance das empresas em cada uma das verticais, foi elaborada uma análise de conjunto, por meio da qual as 5 melhores de cada vertical serão destacadas, sem distinção acerca da ordem (primeiro lugar, segundo, e assim por diante).
Ressalte-se que esse modelo equaciona um aspecto crítico da metodologia anteriormente aplicada, sem prejuízo dos resultados apurados nos anos anteriores.