O Desafio da Relevância
Esta é a quarta edição do estudo Marcas Mais, preparado pelo O Estado de S. Paulo e pela consultoria TroianoBranding. O objetivo do trabalho é compreender o que faz com que os consumidores percebam, em produtos, serviços e empresas, a relevância que incita ao engajamento e que motiva a decisão de compra e uso.
Ao ouvir centenas de entrevistados, porta-vozes das marcas líderes em trinta categorias avaliadas pela pesquisa, percebemos que em um cenário de desafio e concorrência acirrada elas se movimentam pautadas por estratégias variadas e que fazem sentido nas áreas em que atuam. Com maior ou menor intensidade, as marcas mais importantes para os brasileiros estão orientando suas ações cada vez mais a partir de pelo menos cinco tendências que de certa forma contribuem para sua existência: sustentabilidade, propósito, internet das coisas, big data e realidade mista (virtual e aumentada). E mais: elas sabem que o relacionamento com o consumidor agora é outro, porque ele tem diante de si literalmente um mundo de possibilidades – muitas vezes na palma da mão – e sua experiência com elas define se o contato tem futuro ou fica na superfície e faz a fila andar.
Para chegar às marcas de produtos e serviços mais relevantes, o levantamento aplicou a mesma metodologia consistente e de abrangência nacional. Foram feitas 11.500 entrevistas, com perguntas específicas para cada segmento e avaliando o engajamento. No fim das contas, o que todo mundo quer saber é: quem são (e o que fazem para ser quem são) os nomes preferidos. Vamos a eles.
Mas, antes, alguns avisos: para melhorar ainda mais sua experiência de leitura, trouxemos uma entrevista com a diretora de marca do Uber, Bozoma Saint John, que se impôs o desafio de humanizar a empresa, uma reflexão do jornalista Pedro Doria sobre a crise de imagem do Facebook (e para onde vamos agora) e uma conversa com um guru do marketing, o norte-americano David Aaker, para quem “até os gigantes precisam se reinventar”. Boa leitura.