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Ciências Sociais e Humanas

Nessa área são formados os profissionais que estudam os movimentos da sociedade no passado e no presente, e que, com um olhar para o futuro, buscam solucionar questões sociais. Veja as dez carreiras mais procuradas

CIÊNCIAS SOCIAIS

O formado em Ciências Sociais investiga as estruturas da vida social em diferentes dimensões: grupos e classes sociais, política, conflitos, cultura, comportamento e instituições. Segundo Frederico Normanha Ribeiro de Almeida, coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é importante que um candidato ao curso seja curioso e aberto à diversidade de experiências do mundo social: “Também precisa ter boa capacidade de leitura, de redação, de pensamento crítico e ser reflexivo”.

Há várias possibilidades de atuação. Os bacharéis podem trabalhar com avaliação de políticas públicas; em pesquisas de opinião e de mercado; na gestão e assessoria a organizações não governamentais; trabalhos de criação artística e publicitária; e gestão de acervos e documentos. Para os licenciados, outro setor com muitos postos de trabalho é o de pesquisa e ensino em escolas e faculdades.

Para preparar o profissional, os cursos devem conciliar uma base sólida em antropologia, ciência política e sociologia, oferecer uma forte formação em técnicas de pesquisa e estimular o conhecimento interdisciplinar com áreas como economia, filosofia, história e educação.

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DIREITO

O curso de Direito é o que tem o maior número de alunos matriculados* no Brasil. O profissional pode trabalhar como advogado em escritórios ou empresas ou seguir uma carreira pública em diferentes funções, como advogado público, promotor, juiz ou delegado. Existem ainda novas áreas de atuação, como conciliação e mediação. Para exercer a profissão, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no fim da graduação.

Segundo Carlos Eduardo Nicoletti Camillo, coordenador do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o mercado de trabalho é atrativo, mesmo em contextos de crise: “O Direito é a ferramenta para resolução de conflitos e propostas de melhoria e mudança”.

O currículo do curso deve enfatizar as ciências humanas, com aulas de português, sociologia e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, trabalhista. Há faculdades em que a matriz inclui ainda conceitos de empreendedorismo, biodireito, direito digital e cyberdireito. Disciplinas práticas também fazem parte da formação, com os alunos atuando, por exemplo, em serviços de atendimento à comunidade.

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FILOSOFIA

O filósofo examina e reflete sobre a essência do homem e da natureza, acerca de questões éticas, morais, políticas, ambientais, históricas e o conhecimento em sua estrutura. “Nenhuma questão foge ao seu interesse, mesmo porque cabe à filosofia perguntar pelos fundamentos sobre os quais se erguem todas as áreas do saber”, esclarece Edgar Lyra, coordenador do curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Com uma licenciatura, o formado pode atuar dando aulas no ensino médio ou em universidades (após uma pós-graduação). Com um bacharelado, pode fazer pesquisas, prestar consultoria para instituições científicas e culturais, trabalhar em organizações não governamentais para a implantação de projetos sociais e até traduzir obras clássicas da área, desde que domine outros idiomas.

Nos primeiros anos do curso, a matriz curricular é formada por matérias introdutórias à filosofia. É preciso estudar as obras de grandes filósofos, como Platão, Aristóteles e Kant. Em seguida, aparecem estudos temáticos, a exemplo de teoria do conhecimento, filosofia política e filosofia da linguagem. Nas licenciaturas, os alunos contam ainda com disciplinas pedagógicas.

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GEOGRAFIA

Estudar a Terra e seus fenômenos e a ocupação do homem no planeta é papel do geógrafo. Ele analisa como as populações ocupam espaços rurais e sociais; confecciona e interpreta mapas; estuda e faz o levantamento de dados sobre relevo, vegetação e clima. “O bacharel atua em empresas de consultoria, em órgãos públicos ligados ao planejamento e ao meio ambiente, e em instituições públicas ou privadas fazendo demarcações e mapeamentos”, diz o professor Tiago Vieira Cavalcante, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizações não governamentais e centros de pesquisa voltados à preservação ambiental, habitação popular e questões agrárias também são empregadores. Um campo novo é o da geotecnologia, que utiliza ferramentas tecnológicas para produzir mapas e banco de dados com informações geográficas. O licenciado pode produzir materiais didáticos e ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio.

Durante a graduação, o aluno cursa disciplinas clássicas, como geografia do Brasil e climatologia, e específicas, como sensoriamento remoto, tecnologia da geoinformação e planejamento ambiental. Há ainda aulas práticas de campo e viagens técnicas.

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HISTÓRIA

O graduado em História estuda o passado humano e interpreta criticamente os acontecimentos. As análises consideram aspectos da economia, conflitos sociais, religião, manifestações culturais e o cotidiano das sociedades. O trabalho é baseado, principalmente, em pesquisas, levantamento de documentos e estudos arqueológicos. “O historiador pode atuar na pesquisa científica e na assessoria e gestão de órgãos de patrimônios, como museus, centros de memória e bibliotecas”, conta Alexandre Pianelli Godoy, coordenador do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Outro campo de trabalho é a assessoria à produção de novelas, vídeos e filmes que envolvam períodos históricos.

Com a licenciatura, o historiador pode dar aulas nos ensinos fundamental e médio. É possível lecionar também no ensino superior depois de cursar uma pós-graduação.

Aulas por períodos, como pré-história, história antiga e medieval, e por regiões (Brasil, Ásia, América, Europa) ocupam boa parte da carga horária do curso. Há também disciplinas com temas específicos: história política, história e patrimônio imaterial e história demográfica.

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LETRAS

A carreira em Letras é destinada ao “estudo da estrutura e do funcionamento das línguas e suas respectivas manifestações literárias, comunicativas e culturais”, explica a professora Elaine Cristina Prado dos Santos, coordenadora do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em geral, além de estudar a língua portuguesa, o profissional se especializa em uma língua moderna, como inglês ou espanhol, mas há a opção de estudar línguas clássicas, como grego e latim.

O maior campo de trabalho é na educação, lecionando nos ensinos fundamental e médio, cursinhos pré-vestibulares e escolas de idiomas. Mas também existem oportunidades em editoras, com a produção e revisão de textos, em secretariado bilíngue e assessoria cultural ou linguística. Letras também abre portas para a legendagem de filmes em produtoras de cinema e de softwares em empresas de informática.

O currículo do curso é formado por disciplinas de análises literárias, língua portuguesa, produção de textos, semântica e fonologia, cultura e crítica de arte, entre outras. Em algumas faculdades, a língua estrangeira é escolhida já no vestibular, enquanto em outras o aluno elege depois da conclusão de um ciclo básico.

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PEDAGOGIA

As principais áreas de trabalho do formado em Pedagogia são a administração escolar e a atuação como professor. Entre as funções do pedagogo, estão gerenciar os recursos humanos e financeiros de instituições de ensino; orientar e avaliar os professores; lecionar na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e na alfabetização de jovens e adultos; produzir materiais didáticos e dar aulas para pessoas com necessidades especiais; elaborar livros infantis; e desenvolver projetos educacionais para empresas e ONGs.

No mercado de trabalho, o ensino formal ainda é o que mais emprega, mas cresce a demanda em museus, bibliotecas e brinquedotecas. Outro campo promissor é o de jogos educativos virtuais, onde o profissional assessora a equipe de fabricantes de games com conteúdos e metodologias pedagógicas.

Para formar um bom pedagogo, é fundamental que a matriz curricular do curso traga conteúdos relacionados a fundamentos da educação, direitos humanos e diversidades, aulas sobre políticas públicas e gestão da educação. Também podem aparecer no currículo disciplinas que permitem ao aluno complementar a formação em filosofia, história ou artes.

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RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O graduado em Relações Internacionais é capacitado para conduzir as relações entre povos, nações e empresas nas mais diversas áreas. Ele analisa as tendências mundiais, atua em negociações de exportação e importação, aconselha investimentos e ajuda empresas a se estabelecer em um país.

A globalização aqueceu o mercado, principalmente na iniciativa privada. Há demandas em instituições financeiras, multinacionais e câmaras de comércio, por exemplo. Já no setor público, o formado é requisitado para assessorar ministérios, secretarias e consulados.

Para exercer bem a profissão, é essencial que o aluno “consiga trabalhar em equipe, seja versátil para tratar de diversos assuntos, tenha pensamento crítico, domine línguas estrangeiras, além do inglês, e se interesse por outras culturas”, aponta Érico Esteves Duarte, coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Aulas de política, direito, economia e sociologia compõem a matriz curricular do curso. Questões sobre conflitos mundiais e papel das organizações são discutidos nas aulas. Em atividades práticas, é comum que os alunos simulem negociações políticas e diplomáticas.

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SERVIÇO SOCIAL

Amparar pessoas que não têm acesso total à cidadania é a principal função do assistente social. Ele pode trabalhar em áreas como planejamento e execução de políticas públicas; implantação de projetos de saúde e segurança no trabalho; ações para reintegrar marginalizados; e desenvolvimento de programas para atender crianças em situações vulneráveis.

O setor público é o maior empregador, com vagas preenchidas por concurso. Mas também há oportunidades em escolas, hospitais e ONGs. Para o exercício da profissão, o registro no Conselho Regional de Serviço Social é obrigatório.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Tânia Horsth Noronha Jardim, aponta as características de um bom curso: “Ele deve ter forte base teórica, que desperte o pensamento crítico, e incentive a interdisciplinaridade. Além disso, é importante oferecer a oportunidade de o estudante participar de pesquisas, grupos de estudo e projetos sociais”.

A matriz curricular traz disciplinas básicas, como psicologia, geografia, sociologia e direito, e matérias de formação profissional, entre elas política social, planejamento e administração em Serviço Social.

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TRADUTOR E INTÉRPRETE

Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (AICC), o Brasil está entre os 20 países do mundo que mais recebem eventos internacionais. Esse cenário mantém aquecida a demanda por profissionais formados em Tradutor e Intérprete.

O tradutor tem atividades voltadas para a tradução de textos, livros e documentos, enquanto o intérprete fica encarregado da tradução oral de palestras, discursos e videoconferências. “Há possibilidade de atuar em instituições públicas e privadas; na tradução de filmes e documentários; em traduções literárias, comerciais, econômicas, jurídicas, técnicas, médicas e jornalísticas; na interpretação simultânea; e em seminários e convenções”, explica Silvio Pereira da Silva, coordenador do curso de Letras - Tradução e Interpretação da Universidade Metodista de São Paulo.

Além de dominar muito bem a língua portuguesa e outros idiomas, o profissional deve conhecer costumes dos povos estrangeiros. No currículo do curso, estão aulas de linguística, gramática e compreensão e tradução de textos de português e da língua estrangeira escolhida. Também fazem parte atividades práticas, como trabalhar como intérpretes em eventos dentro e fora da faculdade.

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