Palavra-Chave

PATROCINADO


Ciências Exatas e Informática

Trabalhando com fundamentos e cálculos ou com a criação de programas e linguagens, os profissionais formados por esses cursos promovem inovação e desenvolvem aplicações e tecnologias para outros setores

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

A computação está presente em todas as áreas, dos bancos às indústrias, dos hospitais à agricultura. Isso abre um enorme campo de trabalho para os cientistas da computação, não apenas no Brasil, mas no exterior também. Para atender bem a essa demanda, uma boa graduação deve ensinar técnicas de programação exaustivamente, dar uma boa formação matemática e estatística, além de trazer disciplinas relacionadas a banco de dados, redes de computadores, robótica, computação gráfica, multimídia e engenharia de software.

Uma vez formado, o profissional pode atuar como programador, consultor de banco de dados, analista de software e desenvolvedor de sistemas. Também é possível empreender ou seguir carreira acadêmica como pesquisador ou professor universitário.

O professor João do Espírito Santo Batista Neto, coordenador do bacharelado em Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos (SP), cita o armazenamento e a disponibilidade de dados e a questão da privacidade como fatores que têm impactado a área: “Os melhores cursos precisam tratar dessas questões e dar a base teórica sobre as quais as tecnologias atuais – e as que aparecerão no futuro – se fundamentam”.

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

COMPUTAÇÃO

A licenciatura em Computação forma o professor que vai dar aulas de informática nos ensinos fundamental e médio, além de cursos livres ou técnicos. Embora as Diretrizes Curriculares Nacionais determinem que o ensino de informática seja feito por licenciados, ainda há muitas aulas que são dadas por pessoas sem formação específica. Mas é justamente aí que o licenciado se destaca. “Um bacharel em Ciência da Computação, por exemplo, poderia lecionar no ensino técnico, mas teria um prazo para obter a licenciatura, enquanto o licenciado em Computação já cumpre esse requisito”, explica Cristina Carvalho de Almeida, professora da licenciatura em Computação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas), em Machado (MG). Outra vantagem, segundo a professora, é que esse licenciado pode atuar tanto no setor educacional como no ambiente corporativo, na área de tecnologia da informação.

O curso tem uma grade curricular que mistura disciplinas pedagógicas a outras específicas, como lógica, programação, engenharia de software, algoritmo, redes de computadores, linguagem de programação, banco de dados e inteligência artificial.

OS MELHORES CURSOS
4 Estrelas

ESTATÍSTICA

Ao trabalhar com a análise e a interpretação de dados, a profissão de estatístico ganha grande relevância hoje. “Com todo tipo de transação e informação armazenado no computador e nos celulares de maneira automática, o estatístico tem o papel de extrair informações importantes dessa ‘avalanche de dados’ para ajudar na tomada de decisão em diversos setores”, diz Samara Kiihl, coordenadora do bacharelado em Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No início do curso, há disciplinas de matemática, que formam a base teórica e computacional, pois o profissional utiliza essas ferramentas para a manipulação de banco de dados, produção de gráficos e tabelas, além da elaboração de modelos estatísticos (probabilidade de algo acontecer).

É importante que se tenha interesse nas mais diversas áreas, pois a carreira do estatístico é interdisciplinar: ele pode ir para a área médica, esportes, educacional, análise de mercado… A área financeira é uma das que mais empregam.

Segundo a professora Samara, um bom curso deve oferecer forte base em probabilidade, inferência, modelagem estatística e conceitos básicos de programação.

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

FÍSICA

A Física é o estudo do universo, desde átomos e partículas elementares até planetas, estrelas e galáxias. Mas essa ciência também está bem próxima e presente em nosso cotidiano – um exemplo são os fenômenos físicos envolvidos para que a internet chegue até celulares e dispositivos eletrônicos em geral.

Com muita física e cálculo no currículo, além de disciplinas como eletromagnetismo e mecânica, o curso de bacharelado forma, principalmente, pesquisadores e professores universitários. Mas o profissional também é assimilado no mercado de trabalho, em áreas associadas à tecnologia e à computação. Já a licenciatura prepara o professor de Física que atuará na educação básica.

A interdisciplinaridade da Física também expande as possibilidades de atuação. A Física Nuclear, por exemplo, contribui decisivamente para a área da oncologia por meio de tratamentos radiológicos contra o câncer. “Com a internet, a facilidade de obtenção e compartilhamento das informações impulsionou o desenvolvimento das pesquisas, muitas vezes realizadas por meio de grandes grupos de colaboração internacional”, explica Vanessa Carvalho de Andrade, vice-diretora do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB).

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

MATEMÁTICA

Uma graduação em Matemática é bem diferente das aulas dessa disciplina na escola. O foco deixa de ser as contas e passa a ser o desenvolvimento do pensamento abstrato, necessário para descrever e resolver problemas. “A linguagem matemática é tão expressiva que passou a ser a forma de comunicação de grande parte da ciência moderna. Alguém que domina bem essa linguagem tem um leque grande de alternativas”, diz Renata Martins da Rosa, coordenadora de graduação do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Da biologia à ciência política, da física ao mercado financeiro, o matemático busca desenvolver modelos para entender fenômenos dos diferentes campos do saber.

A formação contempla teorias matemáticas, matemática aplicada, física, cálculo, álgebra, geometria e computação, entre outros conteúdos. O profissional pode se tornar pesquisador, seguir a carreira acadêmica ou trabalhar em empresas, usando as ferramentas matemáticas para solucionar problemas em áreas como finanças e logística.

Quem faz licenciatura também estuda disciplinas como psicologia da educação e didática, e prepara-se para dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

QUÍMICA

A preocupação ambiental é um movimento que chega com cada vez mais força até o profissional de Química. “A profissão tem voltado sua atenção para a questão da sustentabilidade. Os profissionais têm concentrado seus esforços no desenvolvimento de processos ambientalmente amigáveis, com redução dos impactos ambientais e do uso de energia”, explica Ricardo Samuel Schwab, coordenador do bacharelado em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mas a área ambiental não é o único campo de trabalho. Entre outras opções, estão a gestão de qualidade e controle e o desenvolvimento de novos materiais em indústrias. “A Química está situada na base de toda atividade científica pura e aplicada. Isso abre várias oportunidades, seja em laboratórios, no setor de serviços, na indústria e na pesquisa”, diz Schwab. Se a opção for fazer uma licenciatura, ainda é possível dar aulas nos ensinos fundamental e médio.

Para formar esse profissional, os cursos focam quatro grandes áreas da Química: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. Além das aulas teóricas, uma grande parte da carga horária ocorre nos laboratórios.

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Inteligência artificial, internet das coisas, cloud computing, big data. Esses termos fazem parte do dia a dia do profissional de Sistemas de Informação. Na sua rotina, ele projeta softwares, cuida da funcionalidade de sites, administra a infraestrutura de TI e desenvolve o processamento e armazenamento de dados, disponibilizando esse material em rede. Tudo isso de olho na segurança dessas informações. Pode atuar em qualquer tipo de empresa e ramo de atividade ou até abrir um negócio próprio oferecendo serviços para pequenas e médias empresas.

Para formar esse bacharel, as melhores escolas apostam em boas parcerias com empresas. “Esse contato é importante para que os alunos tenham a oportunidade de estagiar e usar tecnologias do mercado dentro da sala de aula”, afirma Daniela Vieira Cunha, coordenadora do bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo (SP).

Além da parte prática, os cursos têm uma grade curricular forte em cálculos, como matemática e algoritmos, e disciplinas mais específicas, como engenharia de software, segurança da informação, linguagem de programação e banco de dados.

OS MELHORES CURSOS
5 Estrelas 4 Estrelas

PATROCINADO