Pelo segundo ano seguido, a Zurich Santander Brasil Seguros conquista a primeira colocação na categoria Seguradoras | Patrimonial do anuário Finanças Mais. A companhia registrou crescimento de 15% em 2017, na comparação com 2016, que já tinha sido um ano bastante positivo para o grupo, quando logrou expansão de 17%.

De acordo com o diretor-presidente da Zurich Santander, Alfredo Lalia, a estratégia do banco de estar mais focado no segmento de pequenas e médias empresas e ter um produto segmentado por tipo de atividade foi um dos principais destaques da companhia. “Isso modularizou o produto. Segmento a segmento, oferecemos os pacotes mais aderentes à atividade comercial, próprios para escritórios ou restaurantes, por exemplo, e produtos específicos por tipo de atividade. Isso nos deu uma boa margem do mercado”, afirma o executivo. “Mantivemos uma linha de crescimento que já seguíamos, principalmente voltada para as pequenas e médias empresas. Consolidamos isso e mantivemos o crescimento em 2017.”

Segundo o executivo, a instituição lançou um produto ligado à compra da máquina de cartões Getnet, pelo qual a instituição financeira garante o faturamento da maquininha no caso da impossibilidade de o estabelecimento funcionar por causa de imprevistos, como a falta de energia elétrica ou uma greve como a dos caminhoneiros. “Garantimos o faturamento do estabelecimento em caso de algum evento externo. Se a loja não abrir, aquele faturamento médio do dia será pago pelo seguro.”

Além disso, a companhia lança em julho de 2018 um serviço para middle market. “Trata-se de um segmento de 70 mil empresas que devem ser atendidas por esse novo seguro.” Entre os produtos que devem apresentar destaque em 2018, Lalia cita os seguros residenciais e empresariais, mas avalia que o voltado para o lucro cessante, ligado à compra da maquininha de cartão, será o principal alvo para o crescimento da companhia.

O executivo afirma que entre os principais diferenciais da Zurich Santander estão os pacotes de modularização e o volume de clientes do banco. Para ele, essa especialidade ajuda no crescimento alcançado pela instituição. “Nosso índice de aceitação é alto, de 90%. Por exemplo, uma fábrica de colchão tem grande dificuldade em fechar um seguro, porque o risco é alto para seguradora, mas no total vemos uma aceitação de 90% nos pedidos de seguro feitos pelos clientes”, explica. “Seguimos o perfil da carteira de clientes do Banco Santander e isso nos traz um bom retorno.”

Em segundo lugar na categoria Seguradoras | Patrimonial do anuário Finanças Mais está a Luizaseg, instituição fundada em 2005 e que junta a expertise de varejo do Magazine Luiza com a de seguros da BNP Paribas Cardif, que atua no ramo do seguro de garantia estendida de produtos. Em 2015, a BNP Paribas Cardif renovou por mais dez anos sua parceria com o Magazine Luiza. O novo acordo engloba tanto a Luizaseg, sociedade entre as duas empresas para venda de garantia estendida, como a distribuição de outros seguros pela rede varejista.

“Focamos no cliente quando nos tornamos mais competitivos em preço e cobertura nos segmentos estratégicos. E incentivamos conhecimento e uso do produto com comunicações dirigidas”, afirma Luiz Fernando Butori, diretor do Itaú Unibanco, que completa o ranking das líderes da categoria Seguradoras | Patrimonial do anuário Finanças Mais.

Para ele, a expectativa para 2018 é de crescimento. “No segmento de pequenas e médias empresas, por exemplo, ainda há espaço para mostrar a importância do seguro, através de bons produtos, serviços, abordagem de venda consultiva, próxima e transparente, focada na necessidade do cliente”, diz o executivo, ao comentar que a companhia aposta no seguro empresarial, que deve ter sua oferta cada vez mais personalizada para cada tipo de empresa.

“Oferecemos produtos específicos por tipo de atividade e isso nos deu uma boa margem do mercado.” – Alfredo Lalia, diretor-presidente da Zurich Santander

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