METODOLOGIA UTILIZADA EM BANCOS:

Saiba mais

Os bancos foram divididos de acordo com o nicho de atuação e alocados em cinco diferentes segmentos: Atacado e Negócios; Middle Market; Montadoras e Grupos; Varejo e Financiamento.

O ranking foi organizado a partir de pontuação conforme a posição de cada banco por meio da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (Carteira de Crédito, Ativos, Patrimônio Líquido, Receita de Crédito e Receita de Serviços), Liderança de Mercado (Composto pela relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento) e também dos indicadores de desempenho avaliando solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo.

A somatória dos pontos em cada item analisado revelou o melhor banco em cada segmento de atuação.

Segmentação dos Bancos:
Os bancos foram divididos de acordo com o nicho de atuação e alocados em cinco diferentes segmentos, são eles: Atacado e Negócios; Middle Market; Varejo, Financiamento e Montadoras e Grupos.

Pontuação:
Crescimento:
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (Carteira de Crédito, Ativos, Patrimônio Líquido, Receita de Crédito e Receita de Serviços), nos períodos de Dezembro/17 e Dezembro/16, organizamos o Ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada banco. Os pontos dessa categoria possuem peso 1

Liderança de Mercado:
Composto pela relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos dessa categoria possuem peso 1

Desempenho:
Através de indicadores de desempenho avaliando solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizamos o Ranking em ordem crescente (Custo Operacional e Eficiência) e decrescente (Capitalização, Liquidez Imediata, Geração de Rendas e Rentabilidade do PL), pontuando de acordo com a posição de cada banco.
Os pontos dessa categoria possuem peso 2

A Somatória dos pontos de nas categorias apontará o melhor banco em seu segmento de atuação.

A Somatória dos pontos de nas categorias apontará o melhor banco em seu segmento de atuação.

METODOLOGIA UTILIZADA EM LEASING E FINANCEIRA:
Saiba mais

O ranking foi organizado a partir de pontuação conforme a posição de cada instituição financeira por meio da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial (Carteira de Crédito, Patrimônio Líquido e Receita Operações de Crédito) e também dos indicadores de desempenho avaliando solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo.

A somatória dos pontos em cada item analisado revelou a melhor instituição financeira em seu segmento de atuação.

Pontuação:
Crescimento:
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (Carteira de Crédito, Patrimônio Líquido e Receita Operações de Crédito), nos períodos de Dezembro/17 e Dezembro/16, organizamos o Ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1;

Patrimônio Líquido:
Organizado de forma decrescente de acordo com o volume. Os pontos dessa categoria possuem peso 1;

Desempenho:
Através de indicadores de desempenho avaliando solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizamos o Ranking de em ordem crescente (Eficiência) e decrescente (Capitalização, Liquidez Corrente, Geração de Rendas, Rentabilidade do PL e Margem Bruta), pontuando de acordo com a posição de cada Instituição. Os indicadores de Desempenho possuem peso 2.

METODOLOGIA UTILIZADA EM CORRETORAS E DISTRIBUIDORAS:
Saiba mais

O ranking foi organizado a partir de pontuação conforme a posição de cada instituição por meio da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (Patrimônio Líquido e Receita de Serviços) e também dos indicadores de desempenho avaliando sua margem, rentabilidade e custo.

A somatória dos pontos em cada item analisado revelou a melhor instituição em seu segmento de atuação.

Pontuação:
Crescimento:
Através da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (Patrimônio Líquido e Receita de Serviços), nos períodos de Dezembro/16 e Dezembro/15, organizamos o Ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.

Patrimônio Líquido:
Organizado de forma decrescente de acordo com o volume. Os pontos dessa categoria possuem peso 1.

Desempenho:
Através de indicadores de desempenho avaliando Margem, Rentabilidade e Custo, organizamos o Ranking de em ordem crescente (Eficiência e Custo Operacional) e decrescente (Rentabilidade do PL e Margem Líquida), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de Desempenho possuem peso 2.

METODOLOGIA UTILIZADA EM SEGUROS, PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO:
Saiba mais

Primeiramente, com a utilização dos Prêmios Emitidos e Contribuições, separamos as seguradoras conforme concentração por grupos de atuação: Vida e Previdência, Auto, Riscos Financeiros, Patrimonial, Saúde – ANS e Seguros Gerais.

Para elaboração do ranking de melhor seguradora avaliamos o volume, crescimento e o desempenho financeiro das instituições, medidos por meio da análise do Patrimônio Líquido, Provisões Técnicas, Receitas com Prêmios e Contribuições,  Estrutura de Custos, Margens Financeiras e Rentabilidade. Cada instituição recebeu a pontuação por indicador analisado e ordenado de forma decrescente.

A somatória dos pontos revelou a seguradora com melhor desempenho no período analisado.

Para elaboração do ranking das melhores instituições no período, utilizamos a seguinte metodologia:

Utilizando-se da classificação dos Prêmios Emitidos (apresentados pela SUSEP) + Contribuições para Cobertura de Riscos + Rendas de Contribuições, separamos as instituições por grupos de atuação:Auto, Vida e Previdência, Riscos Financeiros, Patrimonial, Saúde (ANS) e Seguros Gerais (conforme quadros abaixo).

Depois, foram selecionadas as principais contas do balanço patrimonial avaliando volume, crescimento e o desempenho financeiro, medidos através da análise do Patrimônio Líquido, Provisões Técnicas, Receitas com Prêmios e Contribuições, Estrutura de Custos, Margens Financeiras e Rentabilidade. Em seguida, efetuamos o ranking do maior para o menor para cada um deles, pontuando de forma decrescente. A somatória dos pontos mostrará a seguradora de melhor desempenho no período analisado.