O bom funcionamento do sistema financeiro de um país é significativamente importante para azeitar a engrenagem dos demais setores da economia. Cabe às instituições financeiras permitir que o dinheiro poupado por indivíduos e empresas que dispõem de recursos flua a outras pessoas e companhias, a fim de que consigam se financiar, empreender e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Como se encaixam as peças dessa engrenagem e quais são seus protagonistas constituem os principais objetivos de Finanças Mais, publicação destinada a identificar as melhores empresas do setor financeiro no Brasil, com base em classificação elaborada pela Austin Rating, consultoria e agência de avaliação de risco reconhecida por sua tradição e competência na análise do ramo.

Finanças Mais apresenta uma radiografia das empresas líderes do setor financeiro no País com base no exame das demonstrações contábeis dessas companhias, referentes ao exercício de 2016. Deriva de Empresas Mais, outro estudo editado anualmente pelo Estadão desde 2015, no qual publica um ranking com as 1.500 maiores companhias do Brasil, focado no setor produtivo.

Embora a deplorável crise política por que passa o Brasil inevitavelmente contamine a atividade econômica, a análise do comportamento dos vários segmentos integrantes do sistema financeiro nacional demonstra um alentador dinamismo de seus agentes para enfrentar as adversidades.

Se totalizados, os números compilados pela Austin Rating dão a dimensão desse movimento. A soma dos ativos (conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio de uma empresa) das 360 instituições perscrutadas chega a US$ 2,4 trilhões, o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de um país com a sétima maior economia do planeta.

Nas próximas páginas, a explicação de como isso é possível está minuciosamente registrada nas tabelas dos rankings elaborados pela Austin Rating e contada nas reportagens que perfilam cada segmento do setor financeiro, bem como as empresas que mais se destacaram em sua área de atuação.

 

O ESTADO DE S. PAULO

Diretor Presidente: Francisco Mesquita Neto Diretor de Jornalismo: João Fábio Caminoto Diretor Executivo Comercial: Flavio Pestana

Diretor Financeiro: Marcos Bueno

Diretora Jurídica: Mariana Uemura Sampaio Diretor de Tecnologia: Nelson Garzeri

Diretor de Projetos Especiais
e Jornalista Responsável:
Ernesto Bernardes
MTB 53.977-SP

Gerente de Produto: Gil Kothen

Gerente de Conteúdo: Bianca Krebs

Diretor de Arte: João Guitton

Gerente Comercial: Gabriela Gaspari

Coordenadora de Planejamento Comercial: Patricia Angela Silva

Gerente de Planejamento: Andrea Radovan

Assistente de Planejamento: Julia Santos

Coordenadora Digital: Carolina Botelho

Coordenadora de Operações e
Atendimento: Larissa Ventriglia

DIRETORIA COMERCIAL

Diretor de Publicidade: Enrico Gianelli

Diretor de Publicidade: José Pereira Guabiraba

Diretor de Marketing Publicitário: Marcelo Moraes

Diretor de Publicidade Digital: Paulo Arruda

DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA

Diretor-Presidente: Erivelto Rodrigues

Economista Chefe: Alex Agostini

Gerente de Base de Dados: Alexandre Campos

Analista de Dados: Eliane Alves e Renato Almeida

COLABORADORES

Gerente de Projeto: Gisele Lupiani;

Texto, Edição e Redação: Camila Caringe,
Costábile Nicoletta, Fernanda Colavitti, Carlos Dias, Gilmara Santos, Jiane Carvalho, Luciano Feltrin e Telma De Luca. Arte: Andrea Chang, Cristiane Pino, Leandro D’Faustino e Marcelo Rainho; Ilustrações: Black Madre

Endereço: Av. Eng. Caetano Álvares, 55,
4º andar, São Paulo-SP – CEP 02598-900
E-mail comercial: gabriela.gaspari@estadao.com